Papê! Papelaria

– Qual tarefa para casa temos hoje, Léo? Perguntei enquanto tirava os livros da bolsa.

– A professora me disse que era ditado.

– Ótimo, vamos ver.

Abri o caderno e o livro, encontrei a lição e comecei:

– Vamos lá então, primeira palavra: “criança”.

Ele começou a escrever, parou e me olhou:

– Com “S”, né?

– Não Léo, com cê-cedilha.

– Mas tem som de “S”, por que é cê-cedilha?

– Boa pergunta. Próxima palavra, “pêssego”.

Ele foi soletrando enquanto escrevia: “pesego”.

– É “SS” filhão.

– Qual a diferença?

– Se colocar apenas um “S” entre duas vogais fica som de “Z”.

– Mas aí é só usar “Z” quando for o caso.

–Concordo. Mas é assim a regra. Próxima: “base”.

Fiquei olhando, ele escreveu “baze”.

– É com “S”, querido.

– Mas tem som de “Z”!

– Sim, mas “S” entre duas vogais tem som de “Z”. Lembra que acabei de dizer? Agora escreve a próxima aí: “vazio”.

Ele escreveu “vasio”.

–Essa é com “Z”…

– Mas está entre duas vogais.

– Então, acho que essa regra não vale mais, esquece. Próxima palavra:  “exame”.

– Agora estou em dúvida, porque tem som de “Z”, está entre duas vogais, mas agora não sei se é com “S” ou “Z”.

– É com “X”!

– Sério?

– Sim, filho.

– Porque não utilizam o “S” e o “Z”?

Boa pergunta, já estamos acabando, vamos lá: “excelente”.

Antes que ele escrevesse errado, já adiantei:

– É “xc”!

– Mas tem som de “S”…

– Pois é!

– Desisto!

– Ainda tem a última palavra, Léo.

– Não faz sentido, papai. É só usar “S” quando tem som de “S”, “Z” quando tem som de “Z” e “X” quando tem som de “X”. Por que eles colocam um para fazer o som do outro?

– Boa pergunta.

Ele respirou fundo: – Qual é a última palavra?

– Chapéu.

– Com “X”, né?

– Não, “ch”…

– Mas tem som de “X”, papai, por que não usa o “X”?

– Boa pergunta filho, boa pergunta…

 

Dê play para ouvir esse conto ▶